Você está, como todos os dias, sentado em frente ao seu computador velho e empoeirado, escutando o rangido monótono que a pobre máquina faz toda vez que você tenta rodar um programa qualquer e que cujo monitor carcomido - um antiquado SyncMaster 3Ne dos anos 90 - apresenta imagens cheias de falhas e já um tanto amareladas.

Subitamente, você sente necessidade de fazer aquela limpeza caprichada no HD usando seu anti-vírus pesadíssimo e, por um tremendo azar seu, apenas alguns momentos depois, você precisa de um arquivo lazarento que, anos atrás, você escondeu sabe Deus porquê na pasta mais inacessível do computador com um título esquisito e imemorável.

Cancelar a limpeza do anti-vírus já não é mais opção. Você, heroicamente, decide realizar assim mesmo uma busca incansável nas inúmeras pastas do sistema, enfrentando uma estressante batalha contra a lentidão inexorável do seu computador. Quase 15 minutos depois, você nem acredita na sua sorte quando localiza, quase que por mágica, o tal arquivo perdido, batizado com o curioso nome de ###SUPERIMPORTANTENAODELETAR2007.txt.

Ao mesmo tempo, você está numa ligação com a Central de Atendimento da NET/SKY/VIVO/CLARO/TIM/OI. A atendente, do outro lado da linha, está sentada na frente de um computador de última geração, conectada mundialmente através do mais caro, mais tecnológico e mais poderoso sistema de rede WI-FI, Bluetooth, ADSL, ISDN, CABO e satélites do planeta. Você, ingênuo, faz o que você considera uma simples solicitação, ao passo que ela responde já perguntando por detalhes muito específicos sobre a sua pessoa, como seu nome, CPF, RG, endereço, nome da sua querida mãe.

30 minutos depois, ela ainda está tentando localizar seu contrato...


*originalmente publicado em
Portal Itu.com.br - Colunistas - 02/01/2015