O verão chegou, janeiro já está aí e, como sempre, os termômetros continuam registrando recordes de calor. 35, 38, as vezes, até 40 graus, são temperaturas cada vez mais comuns de se ver, e como consequência direta, nossos corpos perdem muito líquido, principalmente se esse calor intenso for combinado com atividade física.
Que a água é vital para o nosso organismo não é novidade pra ninguém. Todos sabemos que se trata de um elemento importantíssimo para sobrevivermos, responsável por incontáveis funções do corpo humano, desde as mais básicas até as mais complexas.
O que muita gente ignora, é que a água também é um excelente elemento na hora de auxiliar quem está naquela dieta pesada, tentando eliminar aquele restinho de gordura que falta pra se sentir melhor no verão.
Pouca gente sabe, mas uma das consequências da queda do nível de água em nosso corpo é o redução do ritmo metabólico. Conforme o metabolismo vai ficando mais lento, também reduz (e muito!) o gasto calórica pelo organismo. Com isso, os movimentos se tornam mais difíceis, os órgãos mais ineficientes e, claro, há interrupção do processo de emagrecimento.
Além disso, a ingestão de água ainda proporciona um auxílio um tanto inesperado na luta contra a balança: como nosso estômago tem uma capacidade limitada de dilatação, "ocupá-lo" com água ao longo do dia sacia a fome, o que faz diminuir nossa ansiedade por comida, ingerindo um volume menor de alimento.
É importante frisar que, mesmo pra quem não se preocupa com a balança mas busca aumento da massa muscular, hidratar-se também retarda a fadiga, permitindo um exercício muito mais intenso e resultados muito superiores, se comparado com o indivíduo que ingere pouca água.
